Palestra – Seu Desenvolvimento com PNL e Hipnose
21 de junho de 2019
Exibir tudo

7 maneiras de encontrar a direção certa na vida

7 maneiras de encontrar a direção certa na vida

 

Encontrar a direção certa na vida é um problema existencial que todos nós enfrentamos em algum momento.

Quer você tenha acabado de sair da faculdade e esteja decidindo o que fazer com o resto dos seus 20 anos ou mais, ou tenha percebido que a vida que está vivendo não é exatamente o que esperava, essas etapas o ajudarão a encontrar uma direção.

 

Desenhe a linha entre o pensamento e o excesso

Embora dedicar um tempo para pensar em grandes decisões na vida seja, sem dúvida, importante, o pensamento excessivo leva à paralisia, a decisões postergadas, a dúvidas sobre si mesmo e, em última instância, o bloqueio total.

A cada obstáculo que surgir, pergunte-se: “Esta é uma preocupação genuína ou estou usando isso como uma desculpa para não seguir minha paixão porque estou com medo (você pode inserir um sentimento alternativo de desconforto aqui)?”

 

Tome uma atitude

Encontrar a direção certa na vida não é algo que acontece com você, é algo que você cria. Isso significa que, em algum momento, você terá que parar de pensar em agir e passar a agir.

Uma das principais razões pelas quais as pessoas não agem é que estão com medo. Eles estão com medo de bagunçar, com medo de que as coisas não funcionem e com medo de perceber que, na verdade, o que eles pensaram ser a “direção certa” não é a certa para eles.

Você tem permissão para mudar de ideia. Só porque você age não significa que está comprometido com esse caminho para sempre. Se não funcionar, ótimo! Pelo menos agora você sabe que precisa voltar e tentar outra coisa. Agir, viver os cenários de desastre e sair do outro lado com mais know-how e sabedoria é muito melhor do que não agir de forma alguma.

 

Confie em seus instintos

Se devemos ou não confiar em nossos instintos é um debate perene, mas em algum ponto precisamos aprender a confiar em nossos instintos.

Sim, às vezes seu instinto o desviará. Em vez de ver isso como uma justificativa para voltar a pensar demais, no entanto, use-o como uma experiência de aprendizado que irá sintonizar melhor seu instinto da próxima vez.

 

Observe o que o faz feliz

Se você sabe que a direção atual da sua vida não está atendendo às suas necessidades, mas não tem certeza do que irá, comece a fazer uma auto pesquisa.

Conforme você passa o dia a dia, observe quando você se sente mais vivo, mais entusiasmado e mais como se estivesse agregando valor. Pergunte a si mesmo quais atividades representam um desafio positivo e quais fazem o tempo parecer que está se acelerando.

Assim que tiver essa lista, anote as semelhanças entre essas atividades que te fazem bem.

 

Descubra seus pontos fortes

Todos nós temos qualidades individuais, mas às vezes é difícil identificá-las nós mesmos. Como nossos pontos fortes vêm naturalmente para nós, nem sempre estamos cientes de que nem todo mundo tem uma característica ou habilidade particular que consideramos natural.

Fazer um teste de força lhe dará mais consciência de onde estão seus pontos fortes e talvez mais algumas ideias de como você pode usá-los para agregar valor ao mundo.

 

Concentre-se em seus valores

Assim como todos nós temos pontos fortes individuais, também temos um conjunto de valores fundamentais que são profundamente importantes para a forma como vivemos nossas vidas. Quanto mais estivermos alinhados com nossos valores essenciais, mais felizes seremos. Se não tivermos consciência de quais são esses valores, não iremos necessariamente tomar as melhores decisões em relação ao rumo de nossa vida.

Para identificar quais valores são essenciais em sua vida, encontre uma lista de valores e escreva os 10 principais e dessa lista os três principais que ressoam com você. Depois de conhecê-los, você estará mais bem equipado para tomar decisões importantes com base nesses valores.

 

Cerque-se de pessoas que o apoiam

Encontrar a direção certa na vida é um desafio gratificante que pode envolver muitas tentativas e erros. Para ter a melhor chance de encontrar a direção certa, você precisa se cercar de pessoas que o apoiem.

Concentre-se no que as pessoas fazem, e não no que dizem. Se alguém diz que tem os melhores interesses no coração, mas tenta constantemente impor seu modo de vida ou opiniões sobre você ou lhe diz por que você não pode fazer o que deseja, isso não é apoio. Encontre um grupo de pessoas que pensam como você que respeitarão sua autonomia e ainda estarão lá quando você precisar delas.

 

Por fim, se você quer se sentir energizado em relação à vida novamente, precisa construir um sistema de motivação simples.

 

jamaievski
jamaievski
José Augusto Maievski é Coach, Administrador, Especialista na Motivação do atendimento e vendas. Mestre em Economia pela UFSC, é professor universitário e de pós-graduações desde 1999. E o mais importante, AMA O QUE FAZ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *